Criar um Site Grátis Fantástico

Cursos de Evangelismo

Cursos de Evangelismo

4 - AVANGELISMO

 

O que è evangelizar?

Evangelizar significa anunciar as boas novas de Jesus, para que toda criatura possa crer que Jesus é o filho de Deus  e veio para salvação de todos os pecadores.

O evangelismo deve ser feito por todos os salvos por Jesus Cristo ,batizado  nas águas, que estão em comunhão com a igreja e com pastor.

Jesus deixou uma ordem. “Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura”. Porém muito mais que esta ordenança, temos que ter o desejo de repartir o grande amor que recebemos de Deus.

Se houver evangelismo, não há Missões

Nenhum de nós poderá dizer que tem qualquer chamado missionário se antes não tiver sentido o chamado evangelístico. 

A obra de Deus é despertada na vida do crente a partir que ele começa a dar os primeiros paços na obra de evangelismo. Tem inicio quando sente o desejo de ver almas libertas pelo Senhor Jesus, apesar de muitos fazerem a obra de evangelismo simplesmente por que são levados por suas lideranças. O verdadeiro evangelismo que transforma a vida do crente, é quando ele sente um amor tão grande pelo perdido que ele deseja que aquele que está perdido possa se converter para gozar da mesma felicidade que ele sente por ter Jesus no seu coração.

Este é o evangelismo que irá dar frutos e frutos contínuos, não será aquele crente que hoje vai sair para o evangelismo porque a liderança dele está indo ou porque a liderança mandou, quem tem paixão pelas almas, tem o desejo constante de anunciar o Evangelho da salvação para os não salvos.

Quantas vezes você assistiu uma aula sobre evangelismo

A maioria das igrejas não tem preocupado em ensinar os seus membros sobre como evangelizar, desta forma o que vemos são pessoas irem as ruas para evangelizar que muito pouco sabem sobre como fazer um evangelismo eficaz.

Ao longo dos anos temos visto em nossas igrejas a cada dia diminuir o número de pessoas dispostas a saírem para evangelizar, desta forma podemos afirmar que menos de 10% da igreja tem prazer em fazer esta obra de evangelismo , que é na verdade a razão de ser da igreja de Jesus Cristo.

Evangelizar não é ter obrigação de trazer os convertidos

Uma das coisas que ficou na mente da igreja até hoje é que quando saímos para evangelizar temos obrigação de trazer  almas para a igreja e não que a nossa obrigação é anunciar o plano de salvação para o não salvo e testemunhar das maravilhas que Deus fez em nossa vida, feito isso devemos deixar o Espírito Santo de Deus convencer o pecador do seu pecado e buscar salvação para sua alma.

Esta visão deste evangelismo denominacional, que sai as ruas para ganhar almas para sua igreja, tem trazido um grande trauma para os evangelistas de primeira viagem. As pessoas saem, principalmente os nossos jovens com o ensinamento que devem convencer o pecador a aceitar a Jesus, e como eles não conseguem fazer isso, pois isso não é função dele e sim do Espírito Santo de deus, ele se frustra e se desanima para obra de evangelismo. Ele sai mais uma vez e se não conseguir  convencer um pecador a aceitar a Jesus como seu salvador, ele se frustra e nunca mais irá desejar ir evangelizar.

Todas as igrejas deveriam ter no mínimo um preparo básico para as pessoas que congregam ali, para que possam saber o mínimo sobre evangelismo, para não trazer estes traumas para os crentes , que depois disso deixam de ter o desejo de sair as ruas para anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

Através da nossa experiência de mais de 10 no campo missionário, criamos algumas regras para o nosso evangelismo que com certeza irá servir para muitas pessoas no seu trabalho de evangelismo.

 

4.1 Breve estudo sobre evangelismo

Acreditamos que a tarefa mais importante da igreja é anunciar o evangelho de Jesus Cristo. Nesta parte iremos  tratar dos aspectos práticos do evangelismo e é fruto de nossa vivencia, pesquisas e estudos .

Este material foi produzido primeiramente  para os trabalhos evangelísticos desenvolvidos pelo  Projeto Lançando  a Rede no  Jequitinhonha e serve para todas as igrejas que desenvolvem o trabalho de evangelismo e queiram padronizar  este trabalho para que todos possam falar a mesma língua  quando estiverem trabalhando no evangelismo.

4.I- Evangelismo pessoal

Jesus sempre usou muito tempo para falar à poucas pessoas, por este motivo lembre-se sempre o  seu  EVANGELISMO não precisa atingir muitas pessoas, ele tem que ter um tempo suficiente para atingir as pessoas.

Algumas observações ao evangelizar.

  • Se identifique para a pessoa e pergunte o nome dela, converse com ela chamando-a pelo nome.
  • Sejamos diretos e simples, a pessoa que esta sendo evangelizada precisa saber que todos pecaram e por este motivo estamos afastados de Deus, e o que pode nos aproximar de Deus é aceitar a Jesus como salvador, se arrepender dos seus pecados, crer que Jesus é filho de Deus, e reconheçam que ele Jesus morreu na cruz por nossos pecados e declare que Jesus Cristo  é o Senhor.
  • Tenha sempre um folheto de evangelismo e fale com a pessoa através do texto daquele folheto, desta forma você devera estudar o conteúdo do seu folheto de evangelismo, fazendo com que ela mesma leia o  texto no  folheto dela.  Não deixe de ler o texto também na sua Bíblia Sagrada.
  • Tenha certeza que você esta sob a orientação do Espírito Santo de Deus, por este motivo, não se atemorize diante das situações adversas.
  • Ao entrar em qualquer estabelecimento para evangelizar, não se esqueça de pedir autorização ao proprietário ou gerente.
  • Quando falar com alguém de Jesus não faça rebuscados discursos, seja simples e evite manifestações que venham  a chamar  atenção dos outros.
  • Não se esqueça nunca, que quem convence o pecador é o Espírito Santo de Deus, a nós cabe a missão de falar de Jesus. Não fique triste se a pessoa na quiser ouvir ou não lhe tratar bem.
  • Se possível aborde a pessoa como amiga, ou como alguém que deseja se aproximar dela, falar de assuntos do dia a dia, do local, de você.
  • Procure saber sobre a família, pais filhos, esposo, esposa, pergunte onde trabalha, sua religião  .. Procure deixá-la bem a vontade, depois no momento oportuno fale daquilo que Jesus Fez na sua vida e apresente-o a pessoa.
  • Nunca entre em polêmica sobre as religião e crença, não aborde este assunto, simplesmente apresente a Jesus. Nunca critique nem queira mostra que a religião ou crença da pessoa esta errada,fuja de polemicas.
  • Certifique-se que a pessoa entendeu aquilo que foi lido, indague para ela diga o que entendeu do texto lido.
  • Conclua, dizendo a esta pessoa que o desejo e o plano de Deus é lhe oferecer a salvação pela fé de Jesus.
  • Se achar um momento oportuno convide-a a aceitar a Jesus como seu  salvador pessoal,  explique que ela não esta sendo convidada para uma igreja e sim a aceitar  a Jesus e deixar  que ele a ajude  a se libertar dos pecados, que estão lhe separando  de DEUS.
  • Faça a oração de aceitação com a pessoa convertida. MODELO: “Senhor Jesus, neste momento, eu te aceito como meu único e suficiente salvador, perdoa todos os meus pecados, escreve meu nome no livro da vida, ajuda-me a cumprir a tua palavra e seja meu Senhor por todos os dias da minha vida. Amém”.
  • Oriente-o a buscar ajuda espiritual numa igreja local, onde o pastor poderá orientá-lo a seguir nos caminho do Senhor.
  • Tome os dados da pessoa em uma ficha própria, para que possamos enviar para um pastor da igreja local para que o mesmo seja acompanhado.
  • Não se esqueça, preencher a ficha no  momento da abordagem como sendo uma pesquisa, pode abrir uma porta para o inicio do dialogo .
  • Alguns textos que poderão ser usados na evangelização. Não se esqueça primeiro o versículo deve ser lido pela pessoa a ser evangelizada ou pelo evangelizador, depois o evangelizador explica o texto de forma que o evangelizado possa entender. Peça para ele dizer o que entendeu – texto: João 3:16-18 / Mateus 11:28-30 / Mateus 28:16 -20 / Marcos 16:15-20 /Lucas 15:3-7 / João 14:1-6 / João 1:8-9
  • Estude bem todos os temas que for usar no evangelismo, pois você poderá encontrar um desviado que poderá desejar te envergonhar.
  • Sempre saia para o evangelismo pessoal no mínimo em duas pessoas, e se for mais de 2, sempre que uma parar para evangelizar, tem que ficar sempre um outra com ele, nunca ele deve ficar sozinho .

 

  1. II - Evangelismo nos lares

 

  • Sempre chegar em qualquer lar faça tudo para se mostrar agradável aos moradores. Ex: ‘eu ................., sou  do:  ( bairro, cidade ou país)  e estamos aqui em  vista , fazendo um trabalho social e espiritual. Neste momento você deve perguntar o nome da pessoa com quem você vai começar o diálogo e também apresente quem estiver contigo.
  • Se fores recebido na porta de inicio ao dialogo como no  evangelismo pessoal, abordando  os assuntos do  dia a dia, família, etc.. ate que possa ganhar confiança e seja convidada para entrar, não esqueça de usar obrigado – com licença.
  • Nunca sai para visita nos lares com vestes que não sejam condizentes com as vestes da região e as mulheres não façam visitas nos lares de saia curtas, sem que estejam com uma calça de legue ou elenca  por baixo ou somente de calça comprida.
  • Ao entrar numa casa evite ficar reparando a casa e seus utensílios ou deixar que os moradores entendam desta forma.
  • Nunca altere a rotina ou atividade do  lar, desligando  rádio , TV, computador, abaixando  o  volume , abrir janela , etc...
  • Não recuse aquilo que for oferecido como alimento, a não ser que já tenha aceitado alguma coisa. Pois poderá ser recebido como desfeita.
  • Tenha uma conversa amigável com os moradores, sempre preparando o  terreno para falar de Jesus,que é o  seu objetivo principal.
  • Da mesma forma do evangelismo pessoal, nunca fique só dentro de uma casa com os moradores.sempre mínimo dois missionários.
  • Quando tiverem oportunidade de falar de Jesus, façam como no evangelismo, e no final sempre ore, mesmo que ninguém venha aceitar a Jesus. Porém não se esqueça de pedir permissão para orar pela casa, pela família e pelos assuntos conversados.
  • Use o tempo que for necessário dentro de um lar para evangelizar, pois as pessoas levam tempo para confiar nos visitantes, e a primeira parte sempre leva mais tempo.
  • Não questione de maneira nenhuma a religião, crença,quadros, amuletos, imagens, etc... que você ver na residência e mesmo que lhe pedirem, não tire imagem e nem qualquer outro objeto que para voce seja errado estar na casa, informe a sua liderança que ele saberá como
  • Não se esqueça de preencher as papeletas, estas famílias serão encontradas pela igreja local e também saberemos as reais necessidades da família para que possa estar orando por eles e se possível , atender com alimentos e outros materiais.
  • Não ofereça e não dê nada de valor para ninguém, mesmo que seja seu desejo, fale com o líder que estiver com você, que ele saberá como fazer,
  • Não se esqueça de levar contigo pelo menos um  endereço de uma igreja evangélica próxima. E não se esqueça de deixar alguns folhetos de evangelismo ou literaturas naquele lar.

5.III - Orientações finais

Mostre sua fé

Quem anuncia o  evangelho precisa crer no  que está falando.Quando falar de Jesus, fale com firmeza, deixe o ouvinte perceber que Jesus é a pessoa mais importante para você.

Não fique triste com as afrontas

Muitos saem para evangelizar e depois de muitas recusas e afrontas desistem e nunca mais voltam ao evangelismo. Lembre-se sempre você foi chamado para anunciar a Jesus, convencer é com o Espírito Santo de Deus. Alegre-se em distribuir um folheto ou falar de Jesus para alguém.

Não Pare

As vezes nos sentimos fracos e pensamos em desistir, mantenha a fé e busque forças para continuar, desanimar nunca.

Muitos tentaram te desanimar, pois evangelizar é missão para os fortes e a igreja esta cheia de fracos e eles tentaram te desanimar. Não desanime!!! Lance a sua semente.

Tenha plena certeza: Num lugar onde muito lançam as suas sementes, ninguém sabe a semente de quem germinou, mais sabe quais foram os semeadores. Semeie.

Fomos chamados para Lutar

A Obra de evangelismo é uma grande batalha espiritual. Esteja sempre se preparando em oração, jejum e leitura da Bíblia e peça a Deus para que os seus sinais possam acontecer através da sua vida você é precioso (a) para Deus.

“quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!”. Rm 10.15b